quinta-feira, 21 de setembro de 2017

não há cura

a quem se escreve
um poema de revolta?


estou de pé numa rua
em são paulo
e escrevo
não sei se é para mim,
ou se é para o outro


começo      não há cura


não sei aonde vou
não sei aonde essas palavras vão


eu sei que esse, aqui,
é quem eu sou,
todo
— como curar uma pessoa inteira?


escrevo mais uma vez
não há cura


enquanto digito, pergunto
como enformar uma dor?
e por que dar palavras
a uma dor?


então lembro do que ele
me disse uma vez
não deixe o silêncio
se fazer mortalha


é preciso escrever sobre os últimos dias


as cores que vejo na internet
são as do arco-íris
mas eles,
os outros,
carregam apenas o vermelho
do nosso sangue

é preciso dizer que não, não há cura


há mais de quatro anos eu sei
mas a ignorância
       o ódio
       o preconceito
       o medo
te fazem duvidar

ontem minha amiga comentou
a decisão da justiça
minha resposta, o silêncio
prefiro não falar sobre isso
o silêncio poderia calar
a realidade,
mas eu percebo que ele
ensurdece, junto,
minha voz
é preciso escrever
escrever com palavras
o que eu não consegui dizer

é preciso dizer que não há cura
porque em março ou abril de 2013
eu beijei um menino
pela primeira vez
e não houve cura

é preciso dizer que não há cura
porque em agosto de 2014
eu contei para minha mãe
do menino que eu gostava
e ela sabia que
não havia cura

é preciso dizer que não há cura
porque em maio de 2015
eu escrevi “meu namorado é cineasta”
mas minha avó não sabe,
e ela também não sabe
que não há cura

é preciso dizer que não há cura
porque em outubro de 2015
meu pai descobriu
que eu sou gay
(aquele foi o começo)
e talvez ele não saiba
que não há cura
não há cura para quem eu sou

não há cura.
não há cura.
não há cura.


escrevo tudo isso a mim
quero que essa revolta
seja a minha revolta


vá, volte e lute por isso
o exílio te fez esquecer
como era demolir
diariamente
um dos pilares de si


vá, volte, lute
eu digo para mim


e repito      não há cura

***

(são paulo, 29/09/2017. escrito sob efeito dos últimos dias: queermuseu, cura gay, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário